Mogi Guaçu terá Fórum Municipal para discutir os desafios da população em situação de rua
- Assistência Social
- 13/04/2026
-
25/06/2026 -
A Secretaria Municipal de Cultura divulgou no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 25 de junho, o chamamento público para a seleção de projetos culturais. ...
-
Expediente da Prefeitura será alterado por conta do jogo do Brasil
25/06/2026 - Em decorrência do jogo da 2ª Fase do Brasil na Copa do Mundo 2026, o expediente na Prefeitura de Mogi Guaçu e autarquias será encerrado ...
-
Cultura e tradição: Emia promove 1ª Semana Junina
25/06/2026 - A Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) Profª Ivete Maria Bueno abriu as portas para celebrar a 1ª Semana Junina, que acontece até a noite ...
-
Mogi Guaçu recebe clínica e treino da nova modalidade Maracanã
24/06/2026 - Mogi Guaçu será palco de um evento especial voltado aos amantes do esporte. Na sexta-feira, dia 26 de junho, o Centro Esportivo Presidente Juscelino Kubitschek ...
-
Mogi Guaçu recebe workshop internacional com Orquestra Juvenil do Chile
24/06/2026 - A música será a protagonista de um importante intercâmbio cultural entre Brasil e Chile. Nesta quinta-feira, dia 25 de junho, às 14h, o Teatro Tupec ...
-
Franco Montoro abre inscrições para Vestibular de Inverno com 260 vagas para cursos noturnos
26/05/2026 - A Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Vestibular de Inverno 2026, que oferece 260 vagas distribuídas ...
-
Mogi Guaçu assume liderança regional na Campanha do Agasalho após o Dia D
25/05/2026 - Mogi Guaçu alcançou o 1º lugar no ranking regional de arrecadação da Campanha do Agasalho EPTV, totalizando 6,3 toneladas de roupas, cobertores e calçados. O ...
-
Inscrições para XLI Festival de Teatro Guaçuano começam na segunda-feira, 25 de maio
22/05/2026 - A Secretaria de Cultura publicou o edital de chamada pública e habilitação para cadastramento de escolas de Mogi Guaçu interessadas em participar do XLI Festival ...
-
Prefeitura vai duplicar prolongamento da Avenida Paulo Aparecido Amorim, no Jardim Igaçaba
22/05/2026 - A Prefeitura vai executar a duplicação do prolongamento da Avenida Paulo Aparecido Amorim, no Jardim Igaçaba, na Zona Oeste. O projeto prevê a execução de ...
-
Mogi Guaçu receberá 8º Campeonato de Kendo do Interior Paulista em junho
22/05/2026 - Mogi Guaçu vai sediar nos dias 13 e 14 de junho o 8º Campeonato de Kendo do Interior Paulista, um dos principais eventos da modalidade ...
A Prefeitura de Mogi Guaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), criou o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa em Situação de Rua. O objetivo é ampliar o diálogo e construir soluções mais eficazes para um problema que tem se tornado mais complexo em Mogi Guaçu. Diversas reuniões serão realizadas durante o mês de maio e o assunto será amplamente debatido.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Cássio Luciano dos Santos, a iniciativa surgiu diante do crescimento da população em situação de rua. Com o Fórum Municipal pretende-se reunir os representantes do Poder Público, das instituições e da sociedade civil em encontros descentralizados. “Vamos integrar os setores, ouvir a sociedade e construir políticas públicas mais eficazes diante do aumento da vulnerabilidade social no nosso município”, falou.
Na prática, o Fórum Municipal busca promover uma abordagem integral no atendimento a essa população, considerando não apenas a falta de moradia, mas, também, outros fatores, como saúde física e mental, vínculos familiares, acesso ao trabalho e aos serviços públicos. “Os desafios serão múltiplos e envolvem, em muitos casos, dependência química, rompimento de laços familiares e dificuldades de reinserção social”, disse.
Santos explicou que a proposta é justamente enfrentar a complexidade dessa situação por meio da atuação conjunta dos diferentes setores. “A integração entre Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, Judiciário, entidades religiosas e sociedade civil é considerada essencial para garantir um atendimento mais humanizado e eficaz. A criação do Fórum visa consolidar e ampliar essa rede de cooperação, promovendo maior alinhamento entre todos os envolvidos”, destacou.
Segundo ele, a participação da sociedade também é um dos pilares da iniciativa. “O Fórum envolverá vereadores, representantes da OAB, comerciantes, lideranças religiosas e a população em geral, porque cada segmento desempenha um papel específico. E a população poderá contribuir participando dos debates, apresentando sugestões e apoiando as ações sociais”, comentou.
Encontros
A realização dos encontros em diferentes regiões da cidade terá como objetivo garantir uma escuta descentralizada, permitindo que diversas realidades e perspectivas sejam consideradas. “Com isso, a expectativa é obter diagnósticos mais preciso, além de propostas práticas que orientem a criação de políticas públicas mais eficientes e alinhadas com as necessidades locais”, explicou o secretário.
O titular da Pasta finalizou dizendo que a realidade das pessoas em situação de rua é marcada por múltiplos fatores, como desemprego, problemas de saúde mental e vulnerabilidades sociais. “O objetivo é construir caminhos duradouros, baseados no diálogo, na cooperação e no compromisso coletivo, contribuindo para uma cidade mais justa, humana e inclusiva”, concluiu.
Fórum Municipal - agenda
5 de maio, às 14h
Reunião com vereadores, secretários, prefeito e vice-prefeito - Câmara Municipal
Rua José Colombo, 235, Loteamento Morro do Ouro
6 de maio, às 14h
Reunião com representantes da OAB, Ministério Público e Judiciário - OAB
Rua José Colombo, 260, Imóvel Pedregulhal
7 de maio, às 14h
Reunião na Casa de Acolhida
Rua Salvador Xavier de Campo, 200, no Parque do Estado
11 de maio, às 19h
Reunião com representantes evangélicos- Igreja Apostólica Caminho
Rua Wilson Rosalen, 121, no Jardim Novo II
12 de maio, às 14h
Reunião com representantes católicos no Salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Rua José Ferreira de Campos, 270-306, no Jardim Novo I
20 de maio, às 9h
Reunião com a comunidade no CRAS Leste
Rua Arlindo de Oliveira, 37, no Jardim Zaniboni I
20 de maio, às 13h30
Reunião com a comunidade no CRAS Norte
Praça Augusto Rodrigues de Mello, 250, no Jardim Ypê I
25 de maio, às 8h
Reunião com os comerciantes na sede da Acimg
Rua XV de Novembro, 60, no Centro
28 de maio, às 14h
Reunião geral e encerramento do Fórum - Câmara Municipal
Rua José Colombo, 235, Loteamento Morro do Ouro


