20 pessoas em situação de rua aceitam abordagem social da ESCA em sete dias

20 pessoas em situação de rua aceitam abordagem social da ESCA em sete dias

Em Mogi Guaçu, entre os dias 4 e 10 de agosto, 20 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social aceitaram a abordagem e foram encaminhadas para os serviços de acolhimento e de assistência. O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), por meio da Equipe Segurança, Cidadania e Acolhimento (Esca), em parceria com as Secretarias de Serviços Municipais (SSM), de Segurança e de Saúde.

O objetivo da ação é sensibilizar e encaminhar os indivíduos em situação de rua e de vulnerabilidade para a reinserção social. Ao todo, 36 pessoas foram abordadas. Deste total, 16 delas foram encaminhadas para instituições de que atendem dependentes químicos ou para o Serviço de Acolhimento e Casa de Passagem - Instituto Enéas Tognini, no Parque do Estado, na Zona Sul de Mogi Guaçu. Além disso, outro quatro indivíduos receberam passagens de ônibus para retornarem às suas cidades de origem. 

O secretário de Assistência Social, Cássio Luciano, explicou que a Esca atua diariamente no atendimento à população em situação de rua, buscando a inserção social das pessoas pertencentes a esse público específico. “Também 
trabalhamos para identificar famílias desses indivíduos, assim como para constatar algum risco pessoal e social dos mesmos em espaços públicos, oferecendo apoio, orientação e acompanhamento”, falou. 

Nos últimos sete dias, as abordagens foram realizadas em diversas regiões da cidade, como Jardim Novo I, Jardim Centenário, BNH, Capela, Itacolomy e Córregos dos Macacos, no Jardim Bandeirantes. 

Como ajudar
A Equipe Segurança, Cidadania e Acolhimento (Esca) realiza um trabalho permanente junto a esse público-alvo por meio de buscas ativas nos principais pontos críticos de Mogi Guaçu. No entanto, a população guaçuana pode ajudar a mudar essa realidade. Caso testemunhe pessoas em situação de rua, o munícipe pode acionar o órgão pelos telefones (19) 3841.9282 ou 99776.9263.