Estudantes participam de reabertura do Parque Chico Mendes

Estudantes participam de reabertura do Parque Chico Mendes

Foi uma manhã de sexta-feira, 10 de junho, diferente para um grupo de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Estevo Fernando Laurindo e da Corporação Musical Marcos Vedovello. Eles participaram da reabertura do Centro de Educação Ambiental Francisco Mendes, o Parque Chico Mendes, no Jardim Bandeirantes.

A visita monitorada faz parte das atividades da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA). O prefeito Rodrigo Falsetti esteve presente, assim como o secretário da SAAMA, Marcelo Vanzella Sartori e os vereadores Guilherme da Farmácia, Natalino, Judite, Lili Chiarelli, Eliete Souza, Jéferson Luís e Adriano Batatinha. Integrantes do Grupo de Escoteiros Excalibur também participaram. 

O prefeito ressaltou que o Parque Chico Mendes voltará a sua função, que é promover a educação ambiental e ainda servir de área de lazer para toda a população. “Desde quando fui vereador já cobrava a reabertura desse lindo espaço que, infelizmente ficou fechado por anos. Vamos manter um trabalho rotineiro de manutenção aqui e vamos receber os alunos para um trabalho forte de educação ambiental. A equipe da SAAMA já está fazendo estudos para a reabertura para a população em geral”, comentou. 

 Ao longo das últimas semanas o Parque Chico Mendes passou por uma série de melhorias para a retomada de visitas guiadas. Foram feitas adequações de acessibilidade, limpeza, remoção de vegetação antiga, instalação de bancos, corrimãos e escadas, pavimentação em cimento de parte da trilha, contenção às margens do lago e recuperação de ponte de pedestres. A identificação do espaço e de áreas internas também foi renovada. 

“Essa retomada com as visitas guiadas é o primeiro passo para promovermos a educação ambiental e outras ações serão colocadas em prática, sendo que a meta é a reabertura para a população em benefício do bem-estar de todos”, ressaltou o secretário da SAAMA ao informar que uma equipe ficará responsável pelas visitas guiadas no Chico Mendes. “Recebemos o pedido do prefeito e já estamos fazendo um planejamento para a reabertura para o público e teremos uma equipe ainda maior para esse trabalho”. 

Parque Chico Mendes

Com quase 30 mil metros², o Parque Chico Mendes foi inaugurado no dia 17/05/1992 e caracteriza uma APA (Área de Preservação Ambiental) por possuir, além da vegetação natural, nascente que forma três lagos. O local não tem mais animais em cativeiro. Há apenas exemplares de pequeno porte e aves de vida livre. Atualmente, o Grupo de Escoteiros Excalibur realiza um trabalho no local aos sábados. As escolas interessadas na visita guiada podem entrar em contato com a SAAMA pelo telefone 3811-7040.