Ciclista guaçuano ganha três medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros 

Ciclista guaçuano ganha três medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros 

O ciclista Fabio Rodrigues Braga Junior conquistou três medalhas sendo duas de ouro e uma de prata, durante os JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), ocorrido entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ). Todas as medalhas foram pela categoria infantojuvenil para atletas com idade de 12 a 14 anos. O evento foi realizado pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. 

Fábio Rodrigues Braga Junior conquistou a medalha de ouro na prova de velocidade individual e na competição por pontos. Já a medalha de prata veio na prova de resistência. O atleta integra a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) de Mogi Guaçu e representou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profa. Maria Diva Franco de Oliveira. A professora Valdinéia da Silva Brandino dos Santos foi a técnica responsável em acompanhar o ciclista durante a viagem e dias de competição. Os resultados obtidos pelo guaçuano contribuíram para que o Estado de São Paulo conquistasse o primeiro lugar na classificação geral dos JEBs. 

Cerca de 6 mil atletas dentro da faixa etária de 12 a 14 anos tiveram a oportunidade de disputar a competição nacional dividida em 17 modalidades. A novidade desta edição foi a inclusão de três modalidades demonstrativas, entre elas: surfe, skate e break dance. O Parque Olímpico foi um legado deixado para a Cidade Maravilhosa, após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – 2016, local onde muitas conquistas marcantes foram obtidas naquela competição. 

“Muito além de uma competição foi um gigantesco intercâmbio esportivo e cultural, com desenvolvimento de valores como espírito esportivo, socialização e amor à pátria. De cada Estado e cidade presentes, uma história diferente que foi compartilhada e exposta ao olhar do público presente na principal competição escolar do Brasil”, disse o técnico do guaçuano, Celso Lucas.

Segundo ele, a principal bandeira dos Jogos Escolares Brasileiros é, justamente, ser brasileiro e descentralizado. “Todas as 27 Unidades Federativas foram representadas e os custos de viagem, hospedagem e alimentação foram arcados pela organização do evento”, explicou.


Títulos 
Além dos títulos de campeão dos JEBs, Fabio Rodrigues Braga Junior também conquistou outros importantes resultados em 2022, entre eles:
Campeão Brasileiro de Ciclismo de Estrada – Palmas (TO)
Campeão dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – Americana (SP)
Campeão Paulista de Resistência – Atibaia (SP)
Campeão da Prova 1º de Maio – Indaiatuba (SP)
Campeão Paulista da Prova de Montanha – Mairiporã (SP)