Com baixa adesão, Ministério da Saúde prorroga campanha contra a Poliomielite e de Multivacinação

Com baixa adesão, Ministério da Saúde prorroga campanha contra a Poliomielite e de Multivacinação

Devido à baixa cobertura vacinal contra a poliomielite no Brasil, o Ministério da Saúde vai prorrogar a campanha de vacinação contra a doença até o dia 30 de setembro. O prazo final da campanha, que começou em 8 de agosto, era até o próximo dia 9. O Ministério também prorrogou a campanha de multivacinação com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes com até 15 anos de idade.

A campanha contra a pólio busca alcançar crianças com 4 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante que é aplicado aos 2, 4 e 6 meses de vida e, agora, incentiva a aplicação da dose de reforço. Até o momento, segundo dados do Ministério da Saúde, 34% do público-alvo de 1 a 4 anos tomou a vacina que previne contra a paralisia infantil.

Em Mogi Guaçu, segundo dados da Vigilância Epidemiológica (VE), há 9.019 crianças com até 5 anos de idade e, até o momento, foram aplicadas 3.623 vacinas contra a poliomielite. Ou seja, somente cerca de 40,17% do público-alvo de 1 a 4 anos tomou a vacina. “Nossa meta é imunizar 95% dentro desta faixa etária, entretanto, mais da metade delas, 5.396 crianças ainda não compareceram para receber a vacina”, destacou a enfermeira e coordenadora de imunização da VE, Aline Roberta Leme. 

Já dentro da campanha de multivacinação, a Vigilância Epidemiológica registrou, durante quase um mês de ação, 2.943 vacinas para atualização da caderneta de vacinação. No município há 21.610 indivíduos entre 5 e 15 anos e somente 13,61% do público-alvo foi alcançado. 

As duas campanhas estão sendo realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecidas também em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBBs) do município de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h45 e das 13h às 15h. Vale lembrar que a unidades da Zona Sul, Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior realizam a imunização em horário estendido, das 8h às 17h. 

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação 2022
Período: até 30 de setembro 
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h  

UBS Centro de Saúde 
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
UBS Guaçu Mirim
USF Rosa Cruz
UBS Centro Oeste
UBS Ypê II
USF Ypê Pinheiro
USF Alto dos Ypês
USF Guaçuano
UBS Zona Norte
USF Zaniboni II
UBS Zaniboni I
USF Fantinato
USF Santa Terezinha
USF Chaparral
USF Suécia
USF Chácaras Alvorada

Três Unidades ampliam horário de vacinação 

As unidades básicas de Saúde da Zona Sul, Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior realizam a imunização em horário estendido, das 8h às 17h. O objetivo da ampliação nestas localidades é oferecer à população um período maior de assistência em diferentes regiões da cidade, permitindo que as pessoas possam buscar a imunização até o final da tarde.

Vacinas disponibilizadas para crianças
BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

Vacinas disponibilizadas para adolescentes
Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).