• 23/02/2021 - ESPORTE | ESPORTE

MUNICÍPIOS CRIAM ASSOCIAÇÃO PARA PROMOVER O ESPORTE NAS REGIÕES DA BAIXA MOGIANA E CIRCUITO DAS ÁGUAS

ESPORTE

Mogi Guaçu e outros treze municípios constituíram oficialmente na última quinta-feira, dia 18 de fevereiro, em assembleia realizada no Centro Cultural, a Associação Desportiva Regional do Circuito das Águas e da Baixa Mogiana (ADR). A iniciativa recebeu apoio do prefeito Rodrigo Falsetti, que participou do ato.

Inicialmente, a ADR congregará 14 cidades e estará sediada em Itapira, onde se originou e já mantinha atividades, mas está aberta à participação de outras localidades. Agora com personalidade jurídica, a entidade ampliará sua atuação para o desenvolvimento e o incentivo ao esporte e o lazer nas duas regiões.

“Acho importante essa união dos municípios para promover o esporte”, enfatizou Rodrigo Falsetti, lembrando que já foi secretário de Esportes e Turismo antes de se eleger vereador e agora prefeito da maior cidade da Baixa Mogiana. Formado em educação Física, o prefeito destacou que “Mogi Guaçu tem um trabalho muito forte nos esportes”. O atual secretário da pasta, Raphael de Godoy Locatelli, será o interlocutor local na primeira diretoria da ADR.

A proposta da entidade é promover intercâmbio e cooperação mútua entre as cidades-membros para a realização de competições de várias modalidades esportivas coletivas e individuais, bem como atividades de lazer, independente de federações e confederações, e a custos logísticos e operacionais menores.

Além do incentivo às práticas esportivas e de lazer, a ADR poderá captar recursos para fomentar projetos e investir na capacitação técnica dos gestores municipais de esportes e demais participantes através de palestras, seminários e atividades afins, de modo a fortalecer o setor nas cidades-fundadoras e outras que vierem a se associar.

A ADR está constituída pelos municípios de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Aguaí, Holambra, Santo Antonio de Posse, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Amparo, Pedreira, Serra Negra, Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia e Itapira. A expectativa dos organizadores é de que outras cidades se associem oportunamente, uma vez que a entidade está aberta a novas filiações.

A Assembleia Geral Constitutiva foi realizada na Sala de Vídeo “Célia Maria Stábile” e contou com a assessoria de Marcus Vinícius Lobo, presidente da Confederação Brasileira de Xadrez e do Centro Brasileiro de Esportes da Mente (CEBEM), para elaboração da minuta do estatuto, que será acrescida de sugestões dos participantes e depois submetida à aprovação final.

Na assembleia foi definida a Diretoria e o Conselho Fiscal da associação. Antonio Henrique Corsi, de Lindóia, é o presidente, e Flávio Boretti, de Itapira, vice. Carlos Roberto Ortiz de Campos Filho, de Santo Antonio de Posse, e Willians Mendes de Oliveira, de Mogi Mirim, responderão como primeiro e segundo secretários; Vadir Carlos Volpato, de Pedreira, e Raphael de Godoy Locatelli, de Mogi Guaçu, como primeiro e segundo tesoureiros.

Foi definido ainda as modalidades e as cidades responsáveis de cada uma para 2021, com Itapira assumindo o basquete e o atletismo, Águas de Lindóia, o futebol, Artur Nogueira, futsal, Amparo, ginástica artística e rítmica, Mogi Guaçu, handebol, Lindóia, vôlei, e Pedreira, xadrez e damas.